Topo Alerj tema 1

"Cidades-Esponja": Andrezinho propõe medidas para controle de enchentes

Deputado também propôs sistema de evacuação nas escolas

Por Paracambi Notícia em 15/04/2024 às 12:41:38

Foto: divulgação

O deputado estadual Andrezinho Ceciliano (PT) protocolou na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o projeto de lei 3.350/24, que prevê a adoção de mecanismos sustentáveis de gestão da água das chuvas para controle de enchentes e alagamentos, aplicando o conceito de "Cidade Esponja". A medida foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (11).

O projeto prevê que o Estado deverá incentivar mecanismos como pavimentos permeáveis, teto verde, jardins de chuva, valas de infiltração e bueiros ecológicos, que visam absorver, armazenar, limpar e reutilizar a água da chuva.

"A implementação desses mecanismos não apenas reduz o risco de inundação, mas também melhora a qualidade da água, amplia a disponibilidade, mitiga os efeitos das "ilhas de calor", contribuindo para a regulação da temperatura, aumentando os espaços verdes abertos e, consequentemente, a qualidade de vida", comentou o deputado.

Caberá ao Governo do Estado realizar Estudo Técnico Prévio para garantir a segurança das intervenções, e as despesas serão cobertas por dotações orçamentárias próprias.

Cidade Esponja

O conceito de "Cidade Esponja" foi criado pelo arquiteto paisagista chinês Kongjian Yu e vem sendo aplicado com sucesso em 16 cidades da China, além de em outras ao redor do mundo, como Berlim, Copenhague e Nova York.

Enquanto a gestão convencional das águas pluviais busca, por meio de drenos e tubulações, simplesmente transportar a água da chuva para rios e mares, a "Cidade Esponja" busca absorver a chuva e diminuir o escoamento superficial. A água absorvida pode ser armazenada, limpa e reutilizada.

Treinamento de evacuação nas escolas

Outra medida proposta pelo deputado, esta a curto prazo, para combater situações de risco (como alongamentos e incêndios) é a implementação do Sistema de Prevenção de Situações de Risco nas Escolas, previsto no projeto de lei 3.349/24.

O projeto prevê a obrigatoriedade de treinamentos de evacuação em caso de incêndio e proteção em situações de risco iminente para funcionários, professores e alunos das escolas públicas e privadas do estado. As simulações de evacuação devem ser realizadas no início de cada ano letivo e pelo menos uma vez a cada semestre.

Comunicar erro

Comentários