Topo Alerj tema 1

Andr√© e Andrezinho Ceciliano emocionam cinema lotado durante prestação de contas anual

Por Paracambi Notícia em 04/12/2023 às 14:27:47
André e Andrezinho Ceciliano durante cerimônia de prestação de contas em Paracambi - Foto: Assessoria

André e Andrezinho Ceciliano durante cerimônia de prestação de contas em Paracambi - Foto: Assessoria

Paracambienses e autoridades pol√≠ticas de diversos munic√≠pios do estado do Rio lotaram o Cinema Imperial, na cidade de Paracambi, neste domingo (03/12) durante o evento de prestação de contas do deputado estadual Andrezinho Ceciliano (PT) e seu pai, André Ceciliano, secret√°rio especial de Assuntos Federativos do Ministério das Relações Institucionais do Governo Federal. O evento também foi marcado pelo lançamento não-oficial da pré-candidatura de Andrezinho à prefeitura da cidade em 2024.

"Eu entendi que o meu caminho é a pol√≠tica porque a pol√≠tica é o caminho para mudar a vida das pessoas. Foi através dela que eu vi a cidade onde eu nasci se transformar", comentou Andrezinho, que propôs levar para a cidade o modelo de moeda social implementado em Maric√°, a Mumbuca.

O local escolhido para apresentar os resultados do ano para população é repleto de simbolismo. O cinema foi comprado em 1994 pelo pai, André Ceciliano, e foi ali, onde ele promovia sessões gratuitas para quem não podia pagar, que se tornou um popular na cidade e o catapultou para a vida pol√≠tica. Desde 1998, André pai foi eleito prefeito de Paracambi duas vezes e quatro vezes deputado estadual.


"É um orgulho para mim apresentar para a população os resultados do nosso trabalho em um lugar que é tão importante para a nossa fam√≠lia. Estar ao lado do meu filho é uma emoção muito grande. Fui autor de mais de 430 leis como deputado estadual, mas não alcancei feitos como o dele no meu primeiro ano de mandato", confessou Ceciliano.

Em seu primeiro ano como deputado estadual, Andrezinho, o mais jovem parlamentar da Alerj, j√° aprovou 13 leis (de sua autoria e em co-autoria), apresentou 85 Projetos de Lei e destinou recursos para diversos munic√≠pios, incluindo Paracambi, através de emendas no orçamento estadual. O deputado também foi respons√°vel por importantes articulações em Bras√≠lia que garantiram, por exemplo, a transfer√™ncia dos benefici√°rios do Supera RJ para o Bolsa Fam√≠lia.

"O programa foi extinto pelo Governo do Estado este ano. De acordo com Ros√Ęngela Gomes, secretaria estadual de Assist√™ncia Social, que participou das nossas reuniões em Bras√≠lia, mais de 80% das 65 mil fam√≠lias j√° foram transferidas para o Bolsa Fam√≠lia", comentou Andrezinho.

Prefeito melhor avaliado da história de Paracambi (2001-2009), André Ceciliano se emocionou ao falar sobre o filho estar seguindo seus passos.


"Só posso desejar que voc√™ continue sendo essa pessoa carinhosa, atenciosa e estudiosa. Quando se é assim, não tem como não dar certo. Voc√™ tem esses predicados e essas qualidades, mas também precisa se cercar de pessoas boas. Ninguém faz nada sozinho", aconselhou.

Presidente estadual do PT no Rio de Janeiro, João Maur√≠cio reforçou o apoio do partido à candidatura de Andrezinho como prefeito.

"Andrezinho é sens√≠vel e est√° atento ao que Paracambi precisa. Com essa cinema lotado, não tem como essa cidade eleger outro prefeito que não o Andrezinho Ceciliano", disse.


Articulação com munic√≠pios em Bras√≠lia

Durante o evento, André Ceciliano resumiu um ano de trabalho à frente da Secretaria de Assuntos Federativos.

Um dos projetos de maior destaque é a Caravana Federativa, que leva aos estados e munic√≠pios representantes dos ministérios e autarquias, que oferecem atendimento personalizado às prefeituras. Ao longo de 2023, foram cerca de 15 mil atendimentos realizados nas cinco regiões do pa√≠s.

"Minha secretaria não tem dinheiro para dar pra ninguém, a gente pega a bola quadrada, deixa ela redonda e coloca na linha do p√™nalti", comentou o secret√°rio.

Autoridades prestigiam "Andrés"

Durante o evento, os convidados também relembraram a história de Paracambi sob a gestão de André Ceciliano. O petista foi respons√°vel por fazer uma revolução na cidade, através da criação da F√°brica do Conhecimento, por exemplo.


"André e Andrezinho são duas figuras que t√™m tudo a ver com a Baixada, com Paracambi, com o Rio de Janeiro e o Brasil. Andrezinho é jovem, mas j√° tem, nesse pouco tempo de atuação, uma voz e uma ação permanente pelo povo", defendeu o prefeito de Maric√°, Fabiano Horta.

Ceciliano também foi respons√°vel por erradicar o analfabetismo entre as crianças e jovens da cidade e por ampliar a rede de Sa√ļde com 21 postos de atendimento.

"O que esperar do filho de André? É o cuidado com as pessoas, é o desenvolvimento e a grandeza da pol√≠tica desse estado", disse a prefeita de Quissamã, F√°tima Pacheco.

Outro marco importante foi o fechamento do Hospital Psiqui√°trico Dr. Eiras, uma das muitas ações que ainda são lembradas pela população paracambiense, sobretudo pelos ex-pacientes da instituição.

"Nossas cidades são vizinhas e nós vimos a transformação que o André fez aqui com seu olhar humanizado e suas pol√≠ticas sens√≠veis. Andrezinho, a cidade precisa da continuação desse legado, Paracambi precisa de voc√™", disse a prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros.

O evento também contou com a participação de Jorge Flor√™ncio, dirigente nacional do PT; os vereadores de Paracambi Kaku, D√°rio Braga e João Victor Monfardini; o ex-prefeito de Paracambi Délio Leal; os vereadores de Japeri Cristiano Pingim e Ziel Pavani; e o ex-deputado estadual André Lazaroni.


Comunicar erro

Coment√°rios