Topo Alerj tema 1

Obras de duplicação da Serra das Araras começam neste mês

Pistas de descida e subida vão passar a ter quatro faixas cada. Trecho é a mais importante ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Por G1 em 15/04/2024 às 12:53:16

Foto: divulgação

Começam neste mês as obras de duplicação da Serra das Araras, na Via Dutra, a principal ligação entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou nesta sexta-feira (12) a ordem de serviço para as obras. O evento contou com a presença de representantes da CCR Rio SP, concessionária que administra a rodovia, do governador do Rio, Cláudio Castro, além de prefeitos, secretários e deputados.

O projeto prevê a readequação da pista de subida (sentido São Paulo), que será transformada em uma nova pista de descida (sentido Rio de Janeiro), e a construção de uma outra pista de subida. Os trechos passam pelas cidades de Piraí e Paracambi (RJ).

Foto: prefeita Lucimar Ferreira, via redes sociais

As obras serão realizadas pela CCR RioSP. Segundo a concessionária, em cada pista, o número de faixas vai passar de dois para quatro, sem contar o acostamento. Além disso, serão construídos 24 viadutos e três áreas de escape. Com o novo traçado, a velocidade máxima tanto na pista de subida quanto na de descida passará de 40 para 80 km/h.

De acordo com a empresa, as obras serão realizadas em um trecho de oito quilômetros por sentido, ou seja, 16 quilômetros de extensão, entre o km 225 e o km 233. A previsão é de que a nova pista de subida seja entregue em 2028. Já a pista de descida deve ficar pronta em 2029.

Comunicar erro

Comentários