Topo Alerj tema 1

FALTA DE PAGAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Sem seus sal├írios, alguns profissionais tiveram que recorrer a empr├ęstimos para cobrir suas despesas b├ísicas.

Por Paracambi Notícia em 27/04/2023 às 17:05:45

Médicos relatam que a prefeitura de Paracambi, não tem pago os profissionais da sa├║de desde o m├¬s de fevereiro. A situação tem gerado grande preocupação entre os trabalhadores da ├írea, que dependem desses sal├írios para manter suas fam├şlias. De acordo com relatos, a falta de pagamento tem afetado principalmente os funcion├írios que atuam na assist├¬ncia b├ísica, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Alguns desses profissionais teriam sido obrigados a recorrer a empréstimos para conseguir arcar com suas despesas b├ísicas. A situação também tem gerado cr├şticas por parte da população, que teme pela qualidade dos serviços de sa├║de prestados na cidade. Alguns moradores relatam que, além da falta de pagamento dos profissionais, os hospitais e postos de sa├║de de Paracambi estão enfrentando problemas de infraestrutura e falta de insumos. Um depoimento trouxe à tona informações ainda mais graves sobre a situação no hospital mencionado na matéria recente. Segundo o relato, houve uma chantagem feita com os médicos. O diretor médico teria afirmado que ou mandaria embora sete médicos, um para cada dia da semana, ou retiraria R$1000,00 do sal├írio de cada um deles. Essa revelação traz à luz uma situação ainda mais preocupante na Secretaria de Sa├║de, onde a pressão e a ameaça parecem ser uma pr├ítica comum. Espera-se que as autoridades competentes tomem medidas imediatas para investigar e, se necess├írio, punir os respons├íveis por esses atos graves de coerção e intimidação. Afinal, a sa├║de e o bem-estar de pacientes e profissionais da sa├║de não podem ser colocados em risco por ações ilegais e antiéticas como essa.

Entramos em contato com a Prefeitura de Paracambi e ela nos informou que o pagamento est├í em dia. Que entre 11 e 14 de abril realizaram o pagamento referente ao m├¬s de março e que o atraso se deu devido a falha no repasse feito pela organização social, mas que tudo j├í foi solucionado.

No entanto, os profissionais que entraram em contato com nosso portal ainda relatam que continuam com sal├írios atrasados e que o referido pagamento foi referente ao m├¬s de fevereiro e não março, como informado através da nota da prefeitura. Que o corte de R$ 1000 por v├şnculo de cada médico foi feito, mas que ainda assim nenhum posicionamento oficial e ver├şdico é apresentado como satisfação aos funcion├írios.

Como sempre, colocamos nosso portal a disposição de ambas as partes para eventuais esclarecimentos e manifestações.

Confira abaixo a nota da prefeitura na ├şntegra:

A Prefeitura de Paracambi informa que os sal├írios de todos os funcion├írios estão em dia. Teve um atraso no pagamento dos sal├írios dos prestadores de serviço vinculado a organização social, esse atraso j├í foi regularizado e foi iniciado o pagamento dos sal├írios de março, dia 11/04 que se estender├í até o dia 14/04. Cabe ressaltar que o atraso no pagamento dos sal├írios da sa├║de se deve a diversos fatores, dentre eles, o atraso na entrada de recursos estaduais e federais, bem como o aumento da oferta de serviços de sa├║de não financiados pelo Sistema ├Ünico de Sa├║de (SUS) e custeados pelos cofres municipais. Além disso, a baixa receita no primeiro trimestre do ano, decorrente da queda na arrecadação, também contribuiu para o atraso. A Prefeitura de Paracambi reafirma o compromisso com a valorização dos profissionais da sa├║de, que desempenham um papel fundamental na promoção da sa├║de da população. Continuaremos trabalhando para garantir o pagamento justo e pontual desses profissionais, bem como para manter a qualidade dos serviços prestados à população.

Atenciosamente, Prefeitura de Paracambi.

Comunicar erro

Comentários