Topo Alerj tema 1

Greve dos agentes de saúde já dura mais de 20 dias

Por Paracambi Notícia em 10/10/2023 às 14:04:49

Desde o dia 18 de setembro, Agentes de Saúde do município de Paracambi estão em greve em busca de melhorias e qualidade para a classe trabalhista. Além disso, a falta de EPI - Equipamento de Proteção Individual e a revisão na legislação de contratação dos agentes também estão em pauta.

O SINACS/RJ - Sindicato dos Agentes Comunit├írios de Saúde, esteve presente na cidade no dia do início da greve, realizando uma assembleia com os profissionais a qual foi deliberada pela categoria que só retornarão às atividades após o recebimento dos equipamentos necess├írios.


O descaso com o trabalhador

De acordo com informações, desde 2017 os agentes de saúde buscam uma reunião com o poder executivo em prol de melhores condições de trabalho para a classe, mas até então, sem resposta. Existe um processo tramitando na C├ómara Municipal desde o ano de 2019, onde busca melhorar as etapas de contratação dos agentes, através de concurso público, a fim de dar mais dignidade para a classe, mas até o momento, o processo segue sem ├¬xito.

A primeira greve dos profissionais foi no m├¬s de junho, onde realizaram 72h de paralisação. Após esse ato, conseguiram uma reunião com o Secret├írio de Saúde e o mesmo concordou com as exig├¬ncias e acordou uma liberação de EPIs, porém, não cumpriu com as solicitações e houve uma quebra de acordo.

Cartaz de apoio a greve - foto: Sinacs

Devido a falta de acordo com a prefeitura, no dia 18 de setembro foi iniciada a greve, que na próxima semana, completar├í um m├¬s. Os agentes de saúde exercem um papel primordial para a população, através da marcação de exames, saúde b├ísica, agendamento de consulta e principalmente o apoio a idosos e PDCs, que não tem condições de se locomover até uma unidade de saúde.

O que dizem os envolvidos

Procurada por nossa equipe, a prefeitura de Paracambi não se manifestou sobre o caso. Vale a pena salientar, que em toda matéria de denúncia o nosso espaço est├í aberto para ambos os lados se manifestarem. Caso a prefeitura emita alguma nota, estaremos à disposição para uma nova matéria.


Comunicar erro

Comentários