Topo Alerj tema 1

Ambiente Jovem beneficia 50 jovens de Paracambi com bolsa de R$ 300,00

Deputado Andrezinho Ceciliano agradece vice-governador pela implementação do Ambiente Jovem no município

Por Paracambi Notícia em 09/10/2023 às 10:07:08
Foto: divulgação

Foto: divulgação

O programa Ambiente Jovem, criado pelo Governo do Estado, inaugurou nesta semana a primeira turma de alunos no município de Paracambi, na Baixada Fluminense. Durante seis meses, 50 jovens de 16 a 24 anos receberão uma bolsa de R$ 300 para se tornarem agentes de transformação ambiental e social nas comunidades onde vivem.

A implementação do projeto em Paracambi foi um pedido do deputado estadual Andrezinho Ceciliano (PT) ao vice-governador do Rio e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha. "Agradeço de coração a sensibilidade do vice-governador. Essa é uma vitória para a população paracambiense! Não podemos subestimar o valor da educação ambiental para nossos jovens. Ela não apenas os capacita a compreender os desafios ambientais que enfrentamos, mas também os qualifica para se tornarem defensores ativos do nosso meio ambiente", disse o deputado.


A grade curricular do programa contempla seis eixos temáticos: Bioma da Mata Atlântica, Água, Florestas, Ciclos Biogeoquímicos e Mudanças Climáticas, Ciclo de Vidas dos Produtos e Sustentabilidade e Cidadania. A partir dos conhecimentos adquiridos, os jovens deverão multiplicá-los nas comunidades onde vivem através de oficinas sobre como evitar o desperdício de alimentos, moda ecológica, design sustentável, dentre outros.

"O Governo do Estado entende que o principal pilar para um futuro mais sustentável é a educação e por isso tem garantido que o Ambiente Jovem faça a diferença em ainda mais municípios nessa nova fase. Estamos só no início dessa trajetória de sucesso e queremos alcançar ainda mais", afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Ao todo, o projeto vai contemplar 12.500 jovens de 16 a 24 anos espalhados em comunidades por todo o estado do Rio de Janeiro. Além de aumentar a qualidade de vida dos alunos e das comunidades onde vivem, o programa busca acelerar o acesso ao emprego formal e estimular o empreendedorismo.

Entre esses jovens, está o paracambiense Samuel Junior, de 21 anos. Para ele, o projeto vai trazer benefícios pessoais e para toda a população do município. "Eu me inscrevi no Ambiente Jovem para agregar mais conhecimento, mas também conscientizar as pessoas sobre a importância que o meio ambiente tem para as nossas vidas. Sei que o que eu aprender aqui, no presente, vai agregar em ações que vão transformar o futuro", disse Samuel.

Comunicar erro

Comentários