Topo Alerj tema 1

Fábrica do Conhecimento, em Paracambi, pode virar patrimônio do Estado do Rio

Por Paracambi Notícia em 01/11/2023 às 12:04:22
Andrezinho Ceciliano na Fábrica do Conhecimento

Andrezinho Ceciliano na Fábrica do Conhecimento

A Fábrica do Conhecimento, em Paracambi, pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A proposta é do deputado estadual Andrezinho Ceciliano (PT), que protocolou na Alerj, nesta semana, o Projeto de Lei 2.408/23, reconhecendo a importância do prédio histórico que hoje abriga um complexo educacional.

"A Fábrica faz parte da história da cidade e da minha também. Foi na escola de música que eu comecei a tirar as primeiras notas no violão. A Fábrica é um exemplo da transformação que a educação é capaz de promover", declarou o deputado

Com a aprovação do projeto, o Governo do Estado deverá apoiar iniciativas para valorizar e divulgar a Fábrica do Conhecimento.

História da fábrica

Inaugurada em 2002 pelo então prefeito André Ceciliano, pai de Andrezinho, a Fábrica do Conhecimento foi instalada no edifício onde funcionou a primeira indústria têxtil do país, construída no século XIX.

O prédio estava fechado até 1984 e, durante a gestão de Ceciliano, se transformou em um complexo educacional multisetorial que forma talentos paracambienses e de toda a Baixada.

"Ela é, sem dúvida, a mais conhecida herança deixada pela gestão de meu pai à frente da nossa cidade", comentou Andrezinho.

Na fábrica estão instalados o Ballet Municipal Canto do Curió, o Planetário de Paracambi, o Espaço Cinema e Arte, um núcleo da Escola de Música Villa-Lobos, o Espaço da Ciência, uma brinquedoteca, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paracambi e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paracambi.

O edifício também sedia a ETE Paracambi da Faetec, o Campus Paracambi da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ-Paracambi), o Campus Paracambi do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e o Polo CEDERJ Paracambi da Fundação CECIERJ.

Comunicar erro

Comentários