Topo Alerj tema 1

Moradores do bairro Guarajuba denunciam falta de limpeza nos bueiros

Na rua Santa Teresinha, os pedidos de providência já duram mais de 2 anos sem nenhum resultado

Por Paracambi Notícia em 05/02/2024 às 20:23:31
Foto de bueiro na rua Santa Teresinha, no Guarajuba

Foto de bueiro na rua Santa Teresinha, no Guarajuba

O bairro de Guarajuba, um dos maiores de Paracambi, tem enfrentado recorrentes desafios, e, desta vez, a insatisfação dos moradores da Rua Santa Terezinha se destaca ao questionarem a prefeitura sobre a problemática situação do saneamento na região. A quebra de uma manilha na tubulação local resultou no entupimento dos bueiros, desencadeando transtornos significativos.

Agravando a situação, a presença de ratos e insetos tornou-se uma preocupação constante para os residentes. Nos dias chuvosos, a problemática alcança níveis ainda mais alarmantes, com o retorno do esgoto para dentro das residências, impactando negativamente a qualidade de vida da comunidade.

Os apelos por intervenção e solução para o problema são relatados desde 2022, quando a rua passou por desvios devido a reparos na ponte principal da entrada do bairro na RJ-127. A intensificação do tráfego de ônibus e veículos pesados contribuiu para a quebra de uma manilha, desencadeando os atuais problemas de saneamento.

Print enviado por moradores de conversa durante uma das tentativas com a prefeitura

Uma moradora relata que os pedidos de providência foram encaminhados à ouvidoria municipal mas permanecem sem uma resposta significativa, mesmo com o passar dos anos. "Como ninguém resolvia a situação, procurei até por outros meios. Uma equipe da Rio+ esteve aqui e constatou que o problema não é por parte deles, pois a manutenção de manilhas e tubulações são de obrigação da prefeitura", citou a residente.

A situação da rua é ainda pior em dias de chuva, onde o esgoto retorna pela tubulação e volta para pias e vasos. "A casa fica com um cheiro horrível, não conseguimos fazer coisas comuns da rotina, como: dar descarga ou lavar as louças, pois tudo entope e fica um caos", completou a cidadã.

Foto enviada da pia de moradora durante as chuvas do último fim de semana

O histórico do bairro

A localidade frequentemente vem recebendo investimento e verbas para desenvolvimento do Governo do Estado. O cuidado paliativo com a região não vem apresentando resultados, pois em uma das chuvas do início do ano, os rios transbordaram e a água chegou a 1 metro de altura.

A comunidade anseia por medidas concretas e eficazes, visando restabelecer a qualidade de vida e a segurança dos moradores. O comprometimento das autoridades competentes se faz crucial para assegurar um ambiente saudável e livre de transtornos no bairro, demonstrando a atenção necessária às demandas da população local.

Diante da persistência do problema e da clara divisão de responsabilidades, é imprescindível que a prefeitura de Paracambi atue prontamente para solucionar o impasse no saneamento do bairro de Guarajuba.


Comunicar erro

Comentários