Topo Alerj tema 1

Deputado "caçula" da Alerj jĂĄ tem mais de 30 projetos protocolado e foca em Paracambi

Eleito com mais de 54 mil votos, Andrezinho Ceciliano vem se destacando entre os novatos da casa

Por Paracambi Notícia em 01/08/2023 às 12:08:40
Andrezinho Ceciliano durante sessão plenária

Andrezinho Ceciliano durante sessão plenária

Com uma renovação de quase 50% das cadeiras da Alerj em 2022, os deputados estaduais completaram, neste 1Âș de agosto, seis meses de mandato e as atenções se voltam agora para os novatos. Desde que assumiu o primeiro mandato, com mais de 54 mil votos, o deputado estadual Andrézinho Ceciliano, de 25 anos, o mais jovem desta legislatura, jĂĄ ultrapassou 30 projetos de lei protocolados sobre diversos temas.

Entre os projetos que assina, estão o que cria um protocolo de proteção contra assédio sexual em bares; o que proĂ­be a contratação de pessoas condenadas por fake news; e o que prioriza o primeiro emprego nas empresas beneficiadas por incentivos fiscais no Rio.

"Desde o primeiro dia, montamos uma equipe multidisciplinar para que a nossa atuação reflita justamente as necessidades de todo o estado do Rio. Eu acredito que o mandato de um polĂ­tico deve ser, no final das contas, um instrumento para a melhorar a vida das pessoas. A gente tem que estar atento o tempo todo", explica o deputado.

A atuação polĂ­tica de Andrézinho jĂĄ rompe as fronteiras do estado. Em julho, durante o recesso parlamentar, Andrézinho foi à BrasĂ­lia discutir a transferĂȘncia dos beneficiĂĄrios do Supera RJ para o Bolsa FamĂ­lia. Só em Paracambi, o programa estadual chegou a beneficiar mais de 1,2 mil pessoas em um Ășnico mĂȘs. O Supera RJ vai ser extinto pelo governo.

"A gente apresentou o cadastro das pessoas que recebiam o Supera RJ para a equipe técnica do ministério. A bola agora estĂĄ com eles, que vão analisar tecnicamente como e se é possĂ­vel fazer essa migração", disse Andrézinho após reunião no Ministério do Desenvolvimento e AssistĂȘncia Social, FamĂ­lia e Combate à Fome.

Mesmo atento a temas referentes a todos os 92 municĂ­pios fluminenses, Andrézinho também se preocupa em trabalhar pela região que o elegeu, em especial Paracambi, onde o pai, André Ceciliano, hoje secretĂĄrio do Governo Federal, foi prefeito por oito anos. "Cresci tendo o melhor exemplo possĂ­vel dentro de casa: um polĂ­tico que vĂȘ no diĂĄlogo a solução para os problemas da população", diz orgulhoso.


Foi através de uma ação do mandato de Andrézinho na Justiça que os moradores da cidade de Paracambi continuarão isentos do pedĂĄgio ViĂșva Graça, de acesso à Seropédica. "Seria um absurdo que as pessoas voltassem, depois de 10 anos de gratuidade, a pagar mais de R$ 25 para ir e voltar por um trecho minĂșsculo", critica o parlamentar.

Veja outras ações do deputado direcionadas a Paracambi e região:

  • Recuperação da RJ-127: Andrézinho aprovou uma indicação para recuperar o asfalto da rodovia no trecho de Paracambi.
  • Casarão do Sabugo: o deputado protocolou um projeto para tombar por interesse histórico a fazenda do século XIX que faz parte da história da cidade.
  • Brasil Industrial: o deputado propõe reconhecer o Brasil Industrial Esporte Clube como Patrimônio Histórico (ainda não protocolado).
  • Restaurante Popular em Japeri: Andrézinho aprovou uma indicação legislativa para instalar um desses equipamentos na cidade, com refeições a preço popular.
  • Reforma no Colégio Dr. Oswaldo Terra: Andrézinho aprovou uma indicação para reformar o colégio que fica em Valença.
  • Antiga usina de Porto Real: Andrézinho quer tombar como Patrimônio Histórico a antiga usina açucareira da cidade, construĂ­da em 1879.
  • Casa de Mendes: Andrézinho quer tombar como Patrimônio Histórico uma casa assinada por Oscar Niemeyer em Mendes.

Comunicar erro

ComentĂĄrios