Topo Alerj tema 1

Estudantes paracambienses sofrem com a falta de ar-condicionado nas escolas

Por Paracambi Notícia em 23/11/2023 às 16:01:27
Foto: Escola Nicola Salzano, sede da Secretaria de Educação do Município

Foto: Escola Nicola Salzano, sede da Secretaria de Educação do Município

O Brasil passa por uma das maiores ondas de calor de todos os tempos, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. O que causa um sofrimento para quem trabalha na rua ou não tem ar-condicionado no local de trabalho, transporte ou estudo.

A cidade de Paracambi tem passado por um calor histórico, onde a sensação térmica tem ultrapassado os 45°C e a Defesa Civil vem emitindo alertas de altas temperaturas. Entretanto, nas mais de 20 escolas municipais da cidade, poucas contam com o ares-condicionados para deixar a temperatura confortável para os alunos.

Previsão do tempo em Paracambi nesta quinta-feira (23), ainda com alerta de calor excessivo

De acordo com informações dos moradores, apenas algumas escolas maiores, como o Nicola Salzano, por exemplo, contam com os equipamentos instalados. Em outras mais afastadas do centro, os alunos sofrem com um ambiente quente e abafado; o que afeta diretamente em uma questão de saúde, além de atrapalhar na aprendizagem.

Ainda de acordo com denúncias de moradores e funcionários, em alguns casos, os aparelhos de ar-condicionado até chegaram nas escolas, entretanto, permanecem em salas fechadas ou depósitos pois a fiação da unidade não comporta os equipamentos.

Em publicação veiculada pelo Diário Oficial do Município de Paracambi em 27 de outubro de 2022, o município autorizou uma compra de mais de R$ 700 mil, onde previa a instalação de ar-condicionado nas escolas municipais em um prazo de até 12 meses. Hoje, um ano depois, os dispositivos ainda não estão em funcionamento. [Confira o conteúdo completo do Diário Oficial AQUI!]

Trecho do Diário Oficial do dia 25 de outubro de 2022

O que dizem os envolvidos:

Em nota, a Prefeitura Municipal manifestou: "A prefeitura vem trabalhando para climatizar todas as salas de aula, em alguns casos existem pendências relacionadas à parte elétrica, como o aumento de carga de energia vinculado à empresa prestadora de fornecimento de energia. É um trabalho contínuo que está diariamente evoluindo."



Comunicar erro

Comentários