Seja bem-vindo
Paracambi,12/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Andrezinho faz caminhada em um dos bairros mais afetados pelas enchentes, que completam 6 meses hoje

Prefeitura ainda não prestou contas do repasse de verbas federais; em algumas casas, água chegou na altura da cintura

Texto: Rian Delaia
Andrezinho faz caminhada em um dos bairros mais afetados pelas enchentes, que completam 6 meses hoje Fotos: Everaldo Sampaio

O candidato a Prefeito de Paracambi Andrezinho Ceciliano (PT) fez uma caminhada no bairro do Sabugo na tarde desta quarta-feira (21). Entre os dias 21 e 22 de fevereiro, durante a forte chuva, casas do bairro foram atingidas e moradores tiveram seus pertences destruídos pela enchente.

Seis meses depois, a Prefeitura de Paracambi ainda não prestou contas dos R$ 972 mil repassados pelo Governo Federal para ações de resposta. A portaria para repasse do dinheiro foi publicada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil em 26 de fevereiro, logo após as chuvas que caíram na cidade entre os dias 21 e 22. O prazo para aplicação do recurso se encerra em dois dias, no dia 24 de agosto

A moradora Michele dos Santos conta que a água chegou ao nível de cintura. “Eu tive que sair de casa, porque o nível estava subindo muito rápido, quando eu vi já estava na cintura e fiquei com medo de chegar no pescoço e eu não conseguir sair”, relata a confeiteira sobre a tensão do momento.

No meio da caminhada, a recepção de uma das moradoras chamou a atenção. Uma mesa repleta de bolos, sanduíches e sucos tomava conta da calçada de Márcia Maria. “Fiz isso em agradecimento ao que o André e a equipe dele fizeram no período da chuva”, justifica a moradora do bairro do Sabugo. Márcia tem uma escola no bairro e afirma que levou três meses para se recuperar após perder ao menos 80% do patrimônio da instituição de ensino.

O candidato Andrezinho Ceciliano declarou que “é muito triste, mesmo após seis meses da chuva, ainda ver as pessoas sem amparo e com a prefeitura distante”.


Andrezinho mobilizou gabinete 
A recuperação da cidade aconteceu, principalmente, através das ações de moradores e organizações da sociedade civil que articularam a retirada de entulho e a distribuição de água, alimentos, itens de higiene e roupas. Quem também fez parte do esforço para mobilizar auxílio foi o próprio Andrezinho e sua equipe na Alerj, onde exerce mandato de deputado estadual. Eles passaram dias indo às casas e as ruas mais afetadas para ajudar na limpeza das casas.

Uma das pessoas que contou com a ajuda do Andrezinho foi o Nei, morador do Jardim Nova Era. Ele conta que estava auxiliando outras pessoas a retirar os escombros quando tomou um choque ao encostar na fiação, caindo na rua. “O Andrezinho foi um dos primeiros a chegar quando eu caí, inclusive ele ligou para os bombeiros e para o hospital para poder me socorrer com urgência”, conta Nei. 

Ele conta que Andrezinho conseguiu articular a dragagem dos rios da cidade, enviando máquinas para a cidade pelo programa Limpa Rio, que depois foram retiradas a pedido da atual prefeita, Lucimar. “Ela correu para tirar, para não deixar limparem o rio”, denuncia o morador. 

Mas a preocupação do Andrezinho é também com o futuro: além de prometer que, depois de eleito prefeito, vai dragar todos os rios da cidade nos primeiros dias de governo, ele também quer implementar em Paracambi o conceito de “cidade-esponja”. Esse conceito se baseia em iniciativas para gestão da água das chuvas e controle de enchentes. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.