Seja bem-vindo
Paracambi,01/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Desenvolvimento de Paracambi passa pela maior industrialização da Baixada

Professor Mauro Osório faz palestra para moradores a convite de Andrezinho Ceciliano


Desenvolvimento de Paracambi passa pela maior industrialização da Baixada Foto: Anderson Coutinho

Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em planejamento urbano e regional pelo IPPUR/UFRJ, o professor Mauro Osório foi o convidado especial, na noite desta terça-feira (5), para conversar sobre o futuro de Paracambi com os moradores da cidade, dentro do Programa de Governo Participativo (PGP), promovido pelo deputado Andrezinho Ceciliano, pré-candidato a prefeito, no Cinema Imperial, no Centro do Município.

A apresentação Diagnóstico e Estratégia de Desenvolvimento para Paracambi e Região foi ouvida com a atenção pelos presentes, majoritariamente empreendedores, e mostrou que o sucesso de uma gestão é baseada na “diminuição da desigualdade, geração de emprego e qualidade de vida para os idosos”, segundo o palestrante.

Osório destacou o crescimento dos microempreendedores individuais (MEI), que cresceram, entre 2012 e 2024, de 743 para 3.506 cadastros. Uma futura industrialização da Baixada Fluminense foi desenhada usando o projeto de terminal de contêiner de Itaguaí como âncora, almejando um plano portuário para o Estado do Rio de Janeiro que situa Paracambi no centro de serviços e comércio da região centro-sul. 

Ao lembrar da gestão de André Ceciliano em Paracambi, Andrezinho mencionou o complexo de petróleo e gás como um fator de crescimento promissor para o setor industrial da cidade e, consequentemente, para a geração de empregos.



FALTA DE APOIO NAS CHUVAS 

Com o microfone aberto ao público, o dono da loja Mundo Pet, Thiago Roberto, que teve seu empreendimento afetado pela enchente de fevereiro, apontou dados coletados pela associação Lepa (Líderes Empresariais de Paracambi). Segundo ele, R$ 5,8 milhões foi o prejuízo de 19 empreendedores de Paracambi. Ele reclamou da falta de apoio da Prefeitura. “Sem incentivo moral, financeiro ou sentimental com os empresários”.   

Andrezinho abordou propostas de modelos econômicos sustentáveis para enfrentar as alterações climáticas e a desigualdade social econômica, como o desenvolvimento da agricultura familiar, agroecológica e orgânica.

Sobre isso, Mauro Osório falou da  importância de um governo que forneça assistência efetiva aos empreendedores e afirmou que políticas verdes podem ser favoráveis para a cidade, que possui quase 100% da área de proteção ambiental, podendo fazer do ICMS ecológico um ativo econômico.

A reunião do PGP foi encerrada com um pleito de moradores, que apontaram problemas da cidade, esperanças para uma candidatura a favor dos paracambienses e suas expectativas políticas para os próximos anos.
Andrezinho destacou a importância da participação dos habitantes para o aprimoramento de políticas eficazes e pontuou dificuldades enfrentadas pelos habitantes - como a difícil locomoção intermunicipal e municipal -, reivindicando um município que “faça os moradores estudarem, trabalharem, empreenderem e se orgulharem da terra em que nasceu”.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.