Saga da égua 'Caramelo' ganha destaque na imprensa internacional; veja repercussão
Imagens do animal ilhado em cima de um telhado em Canoas, que comoveram o Brasil, também rodaram o mundo. Imprensa internacional tem noticiado a tragédia no Rio Grande do Sul. Cavalo é resgatado do telhado em Canoas, no RS
A história da égua que ficou 4 dias ilhada em um telhado em Canoas, no Rio Grande do Sul, segundo os bombeiros, não comoveu só o Brasil.
As imagens de "Caramelo", como foi apelidado o animal, parado em cima do telhado rodaram o mundo, e a saga ganhou grande destaque na imprensa internacional, que também tem noticiado a tragédia no Rio Grande do Sul.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A égua, de 350 kg, foi resgatada na manhã desta quinta-feira (8) por uma equipe do Corpo de Bombeiros com o apoio do Exército.
A rede britânica BBC mostrou imagens de "Caramelo" em um vídeo sobre a tragédia no sul do Brasil e destacou os esforços que foram feitos para o resgate.
A rede britânica BBC exigiu imagens da égua que ficou ilhada em um telhado em Canoas, no Rio Grande do Sul, em maio de 2024.
Reprodução
A agência de notícias Reuters, uma das primeiras em noticiar o resgate de Caramelo, acompanhou parte da operação com imagens ao vivo e afirmou que o prefeito da cidade temia que o animal pudesse cair do telhado antes do resgate.
"Com a ajuda de veterinários do Exército, os socorristas prenderam o cavalo e colocaram o animal em um bote inflável para levá-lo à segurança", narrou a agência.
A rede de TV CBS, dos Estados Unidos, também exibiu imagens da égua sobre o telhado.
Initial plugin text
Veja, abaixo, a repercussão das enchentes do Rio Grande do Sul na imprensa internacional nos últimos dias:
The New York Times
Reportagem do jornal "The New York Times" sobre as enchentes no Rio Grande do Sul, em 9 de maio de 2024.
Reprodução/ The New York Times
Em uma página especial com fotos das enchentes e histórias de pessoas que perderam casas e pontos comerciais, o "The New York Times" destacou também como as cheias podem piorar nos próximos dias.
Wall Street Journal
Capa do The Wall Street Journal com foto das enchentes no sul como destaque, em 6 de maio de 2024.
Reprodução
As enchentes no sul do Brasil foram o principal destaque da capa do "The Wall Street Journal" desta segunda-feira. O jornal exibiu uma imagem de Canoas, no Rio Grande do Sul. Destacou que as Forças Armadas foram destacadas para ajudar no trabalho de resgate e afirmou que a tragédia faz parte de fenômenos climáticos extremos causados pelo aumento das temperaturas no mundo.
Washington Post
Foto em reportagem do Washington Post sobre chuvas no Rio Grande do Sul, em 6 de maio.
Reprução
Já o jornal "The Washington Post" publicou nesta segunda-feira uma série de fotos sobre a tragédia, que a publicação chamou de "enchentes históricas" no sul do Brasil.
BBC
BBC noticia os efeitos da chuva forte no Rio Grande do Sul, em 6 de maio de 2024.
Reprodução
A rede britânica BBC destacou a dimensão da chuva no estado, frisando que mais de um milhão de pessoas ficaram sem água e energia elétrica. E explicou as causas da chuva forte, entre eles "os eventos climáticos extremos" por conta "de uma rara combinação do tempo mais quente do que o dentro da média, umidade alta e vendo forte".
Guardian
O jornal "The Guardian" noticia as chuvas no Rio Grande do Sul, em 6 de maio de 2024.
Reprodução
O também britânico "The Guardian" destacou o sobrevoo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um vídeo também com imagens de telhados vistos de helicópteros.
Le Monde
Jornal francês "Le Monde" repercute enchentes no RS, em 6 de maio de 2024.
Reprodução
O jornal francês "Le Monde" falou do Rio Grande do Sul "devastado" pelas chuvas e destacou a inundação no centro de Porto Alegre e como a capital gaúcha está isolada do resto do país. A reportagem destacou também o aumento de frequência de eventos climáticos extremos no Brasil. "O Brasil viveu uma seca histórica em 2023 no norte do país, e o número de incêndios florestais atingiu recorde de janeiro a abril", escreveu a publicação.
La Vanguardia
Jornal espanhol "La Vanguardia" destava imagem de cavalo em telhado no RS
Reprodução
O jornal espanhol destacou um vídeo que mostra o animal no telhado em meio à tragédia no RS. A matéria chama a atenção para os mais de 100 mortos e ao prejuízo calculado em mais de R$ 6,4 bilhões.
Infobae
Site Infobae registra cavalo sobre teto em meio aos alagamentos no RS
Reprodução
O site de notícias argentino afirma que "as devastadoras imagens do sul do país não deixam de impactar, e os animais também sofrem as consequências das fortes chuvas. Nas últimas horas, começou a circular um vídeo em que se observa como um cavalo se mantém sobre um teto com água ao redor".
Al-Jazeera
Initial plugin text
Em um vídeo publicado nesta segunda, a rede Al Jazeera exibiu uma série de imagens dos trabalhos de resgate e das "enchentes severas".
COMENTÁRIOS